Iniciativas que começaram durante a Covid-19 e devem continuar depois
A pandemia da COVID-19 transformou rapidamente o modo como as pessoas realizam suas compras e buscam os serviços que precisam. Mesmo assim, os consumidores ainda mostram desejo em retornar às lojas. Por isso, os varejistas que começam a reabrir suas lojas precisam adotar restrições, que variam de acordo com a cidade em que estão, e incluem número limitado de clientes na loja, redução do horário de funcionamento, e ainda exigências sanitárias que muitas vezes implicam no aumento de despesas.
Curiosamente, mesmo as piores crises são capazes de deixar valiosos ensinamentos. Prova disso é que, apesar da reabertura de centros comerciais em maior escala, existem iniciativas que permanecerão como parte integrante do novo normal para os shopping centers:
Canal físico e digital: dispor de canais de venda digitais pode ser mais interessante do que se imagina.
Em maior proporção, a adoção da estratégia de ter canal físico e digital continuará em ascensão no mercado. Para os lojistas que ainda não aderiram ao digital, esta será uma alternativa para garantir, de um lado o atendimento das demandas de consumo, e de outro a complementação do volume necessário de vendas para contribuir para a sobrevivência de muitos varejistas.
O digital hoje é um caminho sem volta. Fato é que o varejo online nunca substituirá a importância da loja física. Porém, o status de digitalização de nossas relações fez com que as pessoas mudassem a forma como interagem entre si e com as empresas e impôs o investimento na alternativa complementar das compras digitais.
Estar presente na jornada de vida do consumidor
O ambiente digital possibilita um status de conversa permanente com consumidores, ampliando o contato para além da interação física. Para melhor responder aos anseios dos novos consumidores, é preciso interagir nos diversos momentos de sua jornada de vida.
Daqui para a frente, continuaremos a ver a promoção de lives e eventos em formato digital, explorando maior interação, possibilidades de conversão, e obtenção de feedback para aprimorar cada vez mais a experiência e fidelização dos clientes.
Um novo relacionamento com operadores de varejo
As tendências que anunciavam a chegada do Novo Varejo foram aceleradas pela pandemia, alargando o fosso que separava os grandes varejistas dos pequenos e médios. Com mais acesso a recursos, escala, tecnologias, consultoria e informação, as grandes redes avançam rapidamente, antecipando o futuro do ponto de vista de operações, produto, estratégia de canais, gestão de relacionamento com o consumidor, entre outros pontos. Enquanto isso, os pequenos e médios lutam para sobreviver.
Por isso aumenta a importância de programas de apoio aos pequenos e médios lojistas com o objetivo de melhorar a gestão dos empresários do varejo, além de capacitação em vendas e atendimento. Por isso temos à disposição dos lojistas de móveis diversos especialistas em gestão, além de cursos de capacitação e treinamento de gerentes e vendedores de lojas de móveis.
Implantação da cultura ágil
Mudanças rápidas no mercado, nas necessidades dos clientes, na tecnologia, na concorrência e nas regulamentações são cada vez mais comuns. E isso demanda, mais do que nunca, que tenhamos capacidade de responder e de nos adaptar rapidamente.
Para que um modelo de organização ágil seja um sucesso, as lojas de móveis devem projetar estruturas, governança e processos com um conjunto relativamente estável de elementos centrais, sendo: times colaborativos, transparência nos processos internos, ciclo de aprendizagem constante, foco na entrega de valor e capacidade de adaptação à mudança.
Indiscutivelmente, o elemento mais importante para garantir que a organização ágil seja um sucesso, a cultura da empresa deverá ter agilidade e influenciar todas as áreas e todas as funções da loja.
Lenin, um revolucionário comunista, disse durante a primeira guerra mundial: “Há décadas em que nada acontece e há semanas em que décadas acontecem.” Nos últimos meses, foi exatamente isso o que ocorreu mundo afora. Vivemos em pouco tempo o avanço previsto para a próxima década. O que nos resta agora é acelerar o passo. E o Pro Vendas está aqui para ajudá-lo a superar as dificuldades.
(Material editado a partir de artigo da Mercado & Consumo)